Estilista Silvia Ulson leva história indígena para o Miami Swim Week


IMG_2033

 

(Foto crédito Felipe Ramos)

A paixão pelo Brasil é algo que norteia as criações da estilista paulistana Silvia Ulson em cada desfile internacional que é convidada a participar. De rendas das bordadeiras do nordeste do país, até mesmo as cores e histórias de Carmen Miranda, suas coleções ganham vida através destes personagens e divulgam o que há de melhor em sua pátria amada.

IMG_2030

(Foto crédito Felipe Ramos)

 

Na região metropolitana de São Paulo, localizada entre os municípios de São Bernardo do Campo e Parelheiros, foi onde a estilista teve sua experiência pessoal para acabar de criar sua nova coleção que será desfilada na edição 2018 do Miami Swim Week em homenagem aos povos indígenas, um dos mais importantes eventos de roupa de banho do mundo e recebe estilistas de diversas partes, nos Estados Unidos.

 

A Aldeia Krukutu, como é chamada, conta atualmente com cerca de 47 famílias vivendo no local, totalizando em torno de 300 pessoas, tendo como cacique, Karaí de Oliveira.

IMG_2026

(Foto crédito Felipe Ramos)

 

Durante alguns dias, Silvia Ulson juntamente com sua equipe passou pela aldeia e conheceu o estilo de vida destes povos e a luta para manter forte suas tradições, ouviu relatos dos moradores e participou de cerimônias organizadas por eles. Na ocasião, eles apresentaram as artes desenvolvidas através de diversos objetos, tanto para decoração, como peças para o corpo, como brincos, colares e roupas. Todos os dias os moradores se reúnem ao pôr do sol para uma celebração onde cantam e dançam em volta da fogueira, além de efetuar rezas.

 

O que mais impressionou a fashion designer em sua visita foram as cores que eles utilizam para criar suas vestimentas típicas, a partir das formas, traços e como se pintam para participar de seus rituais. A partir de todas essas referências que puderam ser presenciadas e através de uma minuciosa pesquisa sobre os povos indígenas do Brasil, durante meses, surgiu a sua coleção que será conhecida em todo o mundo no dia 12 de Julho, em Miami.

 

A coleção

 

Ajagunã foi o nome dado pela estilista para a coleção em homenagem aos povos indígenas, que quer dizer “Guerreiro forte” e tem tudo a ver com esse povo. O termo faz parte da família linguística do tronco tupi e que engloba diversas línguas indígenas, sendo o guarani a que se destaca.

 

Os povos indígenas têm como característica a valorização do corpo humano, e a partir desta importante referência Silvia Ulson desenvolveu formas que reproduzem os traços usados pelos Índios em Maiôs e Biquínis, com cores quentes e que revelam um verão 2019 inesquecível e cheio de Brasil.

silviaulson1

(Foto crédito Felipe Ramos)

 

A cada peça criada, uma história, um significado e um objetivo, a estilista estudou pessoalmente cada desenho a partir dos parâmetros indígenas ao longo dos anos em todo o Brasil, através de tribos e aldeias retratadas em fotos, vídeos, livros históricos e experiências.

IMG_2025

(Foto crédito Felipe Ramos)

 

Os acessórios utilizados também seguirão o conceito da criação e levarão para passarela a força da natureza através de pérolas da designer carioca, Fernanda Lynch, conhecida por seu impecável trabalho com pedras preciosas.

 

A trilha sonora será comandada pelo DJ Trotter / Royal Soul Records, responsável por todos os desfiles da marca mundo afora e que sempre elabora sons que fazem a diferença nos projetos criados por Ulson. E, se apropriando do tema escolhido, o DJ internacionalmente conhecido nomeou o set de “Tribos”.

 

 

Sobre Silvia Ulson

 

Silvia Ulson formou-se no Massachusetts College of Art and Design (Massart) em Fashion Design e se pós-graduou no Fashion Institute of Technology (F.I.T.) na cidade de Nova York. Depois de passar anos trabalhando nas áreas de impressão e design de marcas internacionais de moda como Carolina Herrera, Ulson fundou a marca SU. Já apresentou suas criações nas principais passarelas do mundo como Paris, Nova Iorque e Miami. Seu amor pela moda é evidente através de seu compromisso com projetos diversos.

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>